Não há de se negar portanto o caráter doentio do filme que carrega cenas incrivelmente bem dirigidas se distanciando do verossímel para destacar o caráter onírico de pesadelo fóbico com personagens tão plausivelmente demoníacos como palhaços.O enredo é o seguinte: São três irmãos sozinhos em casa.Casey,o mais novo,tem uma terrível fobia de palhaços.Geoffrey(Brian McHugh) é o do meio que proteje Casey das provocações do mais velho Randy(Sam Rockwell em seu debut).Depois de irem ao circo à noite eles são perseguidos dentro de casa por três psicopatas que fugiram do manicômio e assassinaram e roubaram as vestes dos palhaços do circo.O filme usa os andares da mansão dos garotos para uma sucessão de personagens correndo escada acima,escada abaixo e surgindo sorrateiramente por detrás das portas.Dentro de casa,como se você acordasse de um pesadelo e este se tornasse real no ambiente em sua volta.O medo de Casey é completamente justificado na incrível cena em que ele entra em pânico com um inofensivo palhaço no picadeiro do circo,na iluminação da lua como um halo no rosto colorido dos assassinos no caminho que os garotos tem que percorrer sozinho para inocentemente comprar pipoca, a expressão naturalmente louca de Michael Jerome West como o palhaço Cheezo e a nervosa trilha sonora.Como todo bom slasher,qualquer ato falho narrativo é compensado com a intenção de irrealidade e compactação sensorial de som e imagem para produzir frios de barriga,arrepios,risos ou simplesmente interesse.Contos de terror em volta da lareira,machados,sensações paranóicas ou um eficiente filme b de um artista sexualmente pervertido,esse é "Palhaço Assassino".
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
"Palhaço Assassino"(1989) - Victor Salva
"City Hunter"(1993) - Wong Jing
"City Hunter" foi um daqueles filmes pelo qual eu fui apedrejado pela família por alugar o VHS e obrigar todos em casa,que nem conheciam Jackie Chan,a assistir.Por mais que a rapaziada viesse a gostar do ídolo de Hong Kong no futuro,esse filme permaneceria como uma mancha no meu currículo de locador de fitas.Para mim ainda é uma pérola da comédia de Hong Kong e um dos melhores trabalhos de Chan.Baseado num mangá de Tsukasa Hojo sobre um detetive mulherengo meio Marlowe e meio 007 lançado nos anos 80 pela icônica revista japonesa Weekly Shonen Jump e pela série animada de 1987,a proposta do filme desde o início é ser um live action cartoon permeado por um humor surreal,cenários coloridos estilizados e edição tão maluca quanto os ótimos tiroteios.Numa paleta de cores azuis e vermelhas Hunter perde seu amigo num tiroteio.Em meio a diálogos hilariantes,este lhe deixa a sobrinha Kaori(Joey Wong) aos seus cuidados com a promessa de que Hunter não a seduzirá.A garota porém cresce(em uma descida de escadas!!) e se torna atraente fazendo com que Hunter seja assombrado pela promessa de seu parceiro(em porta-retratos falantes!!).As desventuras do personagem se desenrolam quando ele é contratado para encontrar Shizuko,a filha de um milionário,num cruzeiro invadido por mercenários homicidas,juntamente com Kaori e seu primo babaca.
A briga de Chan com Wong Jing nos bastidores fez o astro negar a produção em sua filmografia e ofender publicamente o diretor na imprensa de Hong Kong.Coincidentemente este viria a ser um dos seus filmes mais interessantes e um dos seus personagens mais correlato com seu sonho de ser lembrado como o Buster Keaton oriental.Apesar de todo o conceito de Dick Tracy onde Chan tanto pode ser o badass quanto o palhaço pastelão,o filme não se apóia somente no protagonista havendo uma interação de personagens tão hilários quanto perigosos: o jogador que usa um ás na manga como arma mortal,o guarda-costas do vilão e as sempre presentes personagens femininas que,pra variar,são lindas orientais que apanham tanto quanto os homens.
A freneticidade satisfatoriamente estilística do filme guarda momentos de surpresa com uma intertextualidade com o mundo pop pós-anos 80 em passagens brilhantes.Durante uma fuga dentro do cruzeiro,por exemplo,Hunter e Shizuko entram dentro de um cinema onde está sendo projetado a gloriosa cena da luta de Bruce Lee(com quem Chan trabalhou como dublê aos 17 anos)com Kareem Abdul-Jabbar em seu último filme "O Jogo da Morte"(1972).Shizuko assiste a cena e elogia a habilidade do mestre com o "negão alto".Zombamente Hunter solta: "- Eu enfrentaria dois desses!".É quando do nada aparece em meio às poltronas dois negões tão grandes quanto Jabbal.Usando das mesmas habilidades que o mestre desenvolve na tela para quebrar o jogador de basquete,Chan tenta se virar com os gigantes,apanhando pra valer e sempre com uma vulnerabilidade cômica.
Uma das cenas que mais fazem City Hunter ter a cara de sua época é quando Hunter cai em cima de uma máquina de flipper e incorpora personagens de Street Fighter 2 em uma luta de video-game com o vilão Kim(Gary Daniels,perigoso),numa série de especials e golpes sequenciais que fizeram a alegria de quem tem mais de 20 anos."City Hunter" é o filme que Chan anda de skate e puxa um kickflip,morou?.A luta final com Richard Norton é uma das grandes coreografias de um filme do Chan,que tem as canelas e os braços violados sem dó por barras de ferro enquanto o seu estômago clama por um prato de comida.
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