quarta-feira, 12 de outubro de 2011

La Dolce Vita ou Os 7 Passos de Rubini em Direção ao Inferno da Completa Alienação

Fellini no seu auge coloca seu costumeiro heroi em busca de uma redenção, como uma marionete do modernismo futil,dos avanços alienatorios do capitalismo,da superficialidade vencendo o intelectualismo,do feio vencendo o belo,do belo vencendo o feio...Com um senso satirico,amargo e feroz o filme chegou a ser "vendido" como comedia dramatica,mas na vedade é um perfeccionista ensaio sobre a descida ao inferno;uma obra-prima absolutamente ironica contra o anti-pensamento da sociedade midiatica e as mudanças comportamentais de uma geração perdida.
Visto hoje o filme é atualissimo dada a correta profecia dirigida pelo mestre italiano que com sua danças,suas musicas ,sua camera intrusa e safada,seus chapeis ,seus oculos, e sua incrivel habilidade de emoldurar seus enquadramentos com seus personagens nos mostra o que uma vez ja foi avisado e o que hoje se concretizou:a alienação,o conformismo em relação a falsos valores esteticos.
A brilhante epópeia epica de alguem que passa por diversos episodios mostrando a multifacetada cara da decadencia social é dividida em 7 episódios (propositalmente talvez devido a existencia dos 7 pecados capitais,os 7 sacramentos,as 7 virtudes e os 7 dias da criação,misturando o profano e o sagrado que ornamentam o filme).Foi percussor de tudo o que aconteceu tudo o que ia rolar na incrivel decada de 60 e...mais...

PROLOGO:um helicoptero sobrevoa Roma carregando uma estatua de cristo como se a propria estivesse abençoando a cidade.
Interessante peceber a influencia neorealistica do filme ser abandonada nessa cena.Os trabalhadores que ajudam a reconstruir a cidade e o povo pobre admiram com fé e devoção comum a estatua;um corte e vemos mulheres de biquini(a trilha de Rota muda para um jazz safado) e aqueles que pilotam o helicoptero começam a paquera-las.O sagrado e o profano.
Cristo como marionete do homem alienado.
O abandono de Deus.

PRIMEIRO PASSO -SEXO,FETICHE OCIOSIDADE
   NOITE -Depois de apresentar Rubini ,seu trabalho como reporter de celebridades,o desprezo que outros sentem por ele,seu amigo fotor-reporter Paparazzi e uma dança exotica felliniana,surge Madeleine,uma rica entediada que encontra em sexo sua fuga da realidade.
As putas no terraço dão entrada para a pianola ironica de Nino Rota e a idéia de Madeleine em dar carona a uma delas é seguida de dialogos pervertidos filmados para realmente chocar e mostrar que um novo estilo franco,real e despudorado estava nascendo.
   AMANHECER - depois de ter satisfeito o fetiche de Madeleine de ser comida na casa da puta, fazendo-nos perceber que na verdade o inicio da trajetoria de Rubini ja nasce no negativo,sua mulher é encontrada quase em overdose depois de uma tentativa de suicidio em um tenso e pequeno intermezzo onde somos apresentados a cenarios geometricos,lampadas e figurantes pictoriamente posicionados.


SEGUNDO PASSO - O FEITIÇO
A chegada da linda celebridade Sylvia mostra o coreografo de atores que fellini é com aquela massa de fotografos se juntando,correndo para um lado,para o outro,se atropelando,é simplesmente sensacional!
Sylvia é o feitiço que a beleza nos proporciona e nos atinge letargicamente ,uma metafora da bela superficialidade a serviço de nosso tempo.Enfeitiçado ficará tambem Rubini dentro da catedral de São Pedro que é invadida por toda a trupe de homens e mulheres a serviço da "profana alienação".Essa invasão vertiginosa mistura mais uma vez o sagrado e profano.
  NOITE - depois de uma dança brilhantemente dirigida que mistura rumba ,maracas ,rock'n roll com uma versão de Little Richard sensacional(sabe-se que na época muitos se levantaram no cinema pra dançar junto)...me emociono demais com essa cena,ela é a prova de que a adrenalina se encontra tambem em estilo,tecnica,musica,canto,gritos,som e furia
.AMANHECER Enfim como uma sereia que leva os homens a se afogarem por ela a noite acaba numa Fontana di Trevi belissima e num final frustrante para o nosso heroi,e mais uma brilhante participação dos fotografos na engraçadissima cena da briga.
STEINER --------Steiner seria o personagem salvação,o amigo intelectual de Rubini que se mostra disposto a compartilhar de sua amizade.Um personagem importante para o destino do pensamento de Rubini que é encontrado por ele numa igreja onde,em poucos momentos,depois de tanto retrato do futil,ele apresenta uma gramatica de sanscrito e uma musica de Bach tocada ao orgão.
Alem de uma importante declaração dos sons que não ouvimos mais.

TERCEIRO PASSO - A FALSA FÉ MIDIATICA 
  NOITE -em uma cobertura jornalistica sobre duas crianças que viram a virgem maria(obviamente falsa e feita para aprecer) Fellini se deleita.Todos os envolvidos na visão são retratados como comicos anonimos querendo um lugar de destaque na tv ou jornal.O lugar se torna um circo midiatico misturando aleijados,crianças doentes,mães desesperadas com fotografos oportunistas(como narra o sempre bem posicionado narrador do radio),curiosos e a falsidade do circo todo em geral(o fotografo que prefere tirar fotos do aleijado deitado na chuva em vez de ajuda-lo)...resultado...a chuva cai...as crianças cochicham...a hora da mentira...atropelamento,morte,e final tragico...a propria fé sendo destruida,os proprios principios religiosos corrompidos pelos 15 minutos de fama...mais atual impossivel.
  AMANHECER -o funeral de uma criança morta naquilo que era pra ser sua cura...
  
STEINER -----------Rubini é convidado junto com sua carente,inoportuna e obsessiva esposa para uma festa na casa de Steiner onde se encontra diversos inteçlectuais dispares recitando poemas e fazendo observações auspiciosas,filosofando,uma instrumentista negra ornamenta as apresentações com sua voz e instrumento,um respeitado escritor divaga sobre mulheres orientais...um oasis para Rubini mergulhado na lama de jornalecos fascistas(sua propria vergonha é sua acomodação)Mas a festa infelizmente nos serve como mostra do pessimismo acima da esperança com um amargo Steiner disparando frases de angustia quanto a falta de amor e logica numa sociedade com a mente organizada como um quadrado.

O ANJO -um anjo aparece na figura de uma garota num restaurante  e se mostra a propor o conforto que a inocencia infantil coloca na decisão de Rubini em se acalmar e fazer a ligação pra sua esposa.

QUARTO PASSO - A DESAPROXIMAÇÃO FAMILIAR
   NOITE - o encontro de Rubini com seu pai se inicia com um contentamento e um  confronto de valores familiares,principalmente com os de Paparazzi,a decepção de seu pai com a brevidade da vida e do poder de possuir seus prazeres resulta num egoista ato falho na tentavi de reaproximação.Na verdade os valores atuais ja não sao mais para homens como ele...
Tecnicamente é incrivel ver a sensibilidade artistica de Fellini em filmar numeros musicais ou teatrais como os do cabaré...absolutamente magico.
AMANHECER - depois de quase sofrer um enfarto seu pai praticamente foge de suas mãos,retirando mais uma tentaiva de salvação de Rubini.
Como a maioria dos herois de Fellini até esse filme,uma decepção atras da outra nos é revelada.

QUINTO PASSO - O PURGATORIO DOS PRINCIPES  
NOITE -  com a fama de precursor das modas e revoluções dos anos 60 que esse filme tem ,é notorio ver o Rubini de Mastroianni encontrando de forma intima a modelo Nico,que cantaria no revolucionario album do Velvet Underground em 1967(conhecido como o album da banda do patrono Andy Warhol). 
 Ela será a guia de Rubini para uma viagem a um castelo de principes e princesas decadentes que usam seus ancestrais e pertences para jogos e macetes ociosos e inuteis.
Como um bando de fantasmas infantis pervertidos e sem nada da sedutora aristocracia antiga.A salvação de Rubini é tão urgente que quase se encontra em Madeleine que novamente aparece e na brilhante cena do eco,que revela que sua personalidade instavel sexualmente não tem a cura para um relacionamento saudavel.Rubini acaba tendo como opção a fuga rapida da cortesã devoradora de homens  
AMANHECER - exaustos os principes se retiram para as mão da obscura e cabisbaixa rainha,enquanto seus companheiros retornam de uma viagem sem rumo.

SEXTO PASSO - ABANDONO E DESESPERO 
Steiner mata seus filhos e se mata,matando a esperança de rubini que desce ao ultimo degrau do inferno
SETIMO PASSO - DERROTA
  Noite - A espetacular cena da orgia mostra um Rubini mais velho entregue as bebidas,falsos conceitos e vivendo como um mentiroso agente de publicidade.A trilha de rota(absolutamente sensacional o filme todo com uma mistura de mambo,jazz,tarantela original tanto quanto o filme)encerra em meio a penas de travesseiro,homossexuais travestis,sexo grupal e strip-tease a trajetoria de Rubini em busca do contentamento e satisfação no mundo moderno


EPILOGO-um monstro marinho aparece na praia,um homossexual profetiza "Em 1965 será uma depravação total!" e os personagens são regidos por Fellini num sensacional desfile.O inocente animal morto...quem será o monstro aqui...quem deve olhar e julgar quem...a sociedade atual é o real monstro?..."o peixe olha até mesmo depois de morto"

O ANJO - ela grita pra ele e ele não ouve,ela chama e ele não vai...uma despedida,e um sorriso ironico e esperto dirigido a nós...