segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"O Velho e o Novo"(1929) - Sergei Eisenstein



Antes de morrer em 1924 Lenin criou a NEP(Nova Politica Econômica) que entrou em vigor em 1922 com o objetivo de recuperar a economia em crise após a Guerra Civil.Considerado um recuo tático,misturava traços capitalistas,como privatização de pequenas propriedades,livre iniciativa e investimento extrangeiro.Isso fortalecia o surgimento dos kulaks(ricos proprietarios),ou seja,uma burguesia rural,e claro que deixava insatisfeitos os comunistas ortodoxos que não cairam muito na onda de "Um passo atrás para dois à frente" de Lenin.
A NEP permitiu uma sobrevivência da economia russa diminuindo a fome e o desemprego,mas acirrou as divergencias entre os diferentes setores produtivos como camponeses e operarios.

Stalin,sucessor de Lenin no poder,instituiu o "socialismo integral" e seus Planos Quinqüenais a partir de 1928 em respota à NEP que visualizando a planificação da economia obrigava os camponeses a aderirem à coletivização agrícola,às cooperativas,e incentivava a maquinaria para apoio dos agricultores.Essa imposição georu o extermínio dos kulaks e uma terrível fome à favor da reorganização social;muitos populares se tornaram prisioneiros nos Gulags para que com o trabalho escravo acelerassem o plano socialista de 5 anos.
Quem discordasse ou parecesse discordar de Stalin...era morto.

A primeira versão de "O Velho e o Novo" clamava por uma restituição de algumas das idéias mistas da NEP porque Eisenstein não estava a fim de apenas fazer panfletagem politica mas mostrar o que era necessario para o bem do povo.Interrompendo as filmagens para filmar "Outubro",o seu filme sofreu todo o tipo de intervenção direta de Stalin no roteiro,que mudou o seu nome que antes se chamava "A Linha Geral",e impôs que visões positivas referentes à sua politica economica fossem adotadas mascarando a cruel verdade de sua ambição sanguinária e ambiciosa.

Diferente de "A Greve","Encouraçado Potekim" e "Outubro"(uma obra-prima que explicita como nenhum outro filme a sua "montagem intelectual"),"O Velho e o Novo" deixa de ser um filme com a massa popular como protagonista de um fato histórico( uma característica de seus filmes ferrenhamente criticada pelo Partido Comunista), para se concentrar na ação de um individuo feminino(em oposição ao patriarcalismo capitalista)em um background fictício.
Com isso a sua montagem intelectual se volta para momentos de fluxo de consciência jamesjoyciana abrindo novos caminhos para a teoria de Eisenstein.

Já de começo a camponesa Marfa Lapkina se põe como observadora e participante das limitações sofríveis do campo,onde a falta de cavalos e bois fazem com que um casal de anciões sofregamente puxem o arado com as próprias costas,ou uma vaca tenha um colapso assustador por não conseguir fazer um trabalho que não é o dela.Tomando uma atitude,ela decide formar uma cooperativa leiteira indo atrás não só dos animais,como de toda a maquinização necessária para um novo modo de se viver.

Essa dicotomia "velho e novo" é mostrada durante o filme  de diversos pontos de vista: uma procissão religiosa durante uma seca se sente desapontada por segundos de esperança que uma nuvem passageira lhes proporciona/porem o bocal de uma simples desnatadeira e a expectativa da saida do leite tem um êxtase "religioso" muito mais satisfatório(note como Eisenstein torna através da montagem um fato tão aparentemente banal,como um caso de vida ou morte para o povo).


A religião supersticiosa dando lugar para o messianismo da máquina vai mais alem com a deificação do boi reprodutor nos sonhos de Marfa,que surge desproporcionalmente em relação aos outros animais...gigante em meio às nuvens.
Ou quando um velho considerado o maior ceifador da região disputa com um jovem que o desafia,e ambos se veêm derrotados pela maquina moderna.

O famoso final sintetiza toda essa idéia,com o homem da carroça se encontrando com Marfa ja dirigindo o tão abençoado trator e se confraternizando enquanto uma série de flashbacks mostra todas as realizações de Marfa e sua luta contra as adversidades do caminho,concluindo dessa forma a vitória da fraternal e libertária juventude socialista.

Agora...não se esqueçam...isso tudo foi uma utopia.A verdade se resumiu em fome,genocídio,e com Eisenstein se mandando para o exterior só voltando anos depois para beliscar de forma perigosa o ego de Stalin com seus filmes "Ivan ,o Terrível Parte 1 e 2".

A supra-citada seqüencia da desnatadeira: