segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"Noites de Cabíria" by Federico Fellini-1957

Logo na cena inicial esse filme mostra a que veio.A despedida de Fellini a qualquer melodrama do neo-realismo tem uma pungencia que seus filmes posteriores não teriam,e que pode ser comparavel apenas à "A Estrada da Vida",algo que se deve em 50 % a Giulietta Masina e sua forte e corajosa interpretação e 50% ao pai do conceito da obra,tanto do personagem quanto da poetica do tratamento dado ao tema em questão.Um filme de prostitutas em 1957 era improvavel,assim como tornar uma puta,uma heroina capaz de nos fazer chorar.
O que é verdade!
Vencer os podres do pós-guerra dependia de cada um.As prostitutas tambem venciam por elas mesmos.Por mais histerica que a excentricidade de Cabiria possa ser, o real amargo comum à Fellini aparece tanto na violencia que é mostrada de forma crua como na cena inicial do afogamento,assim como na vulgaridade da Vila Cecilia(onde se encontram todas as putas),assim como nos cabelos sebosos de sua amiga Wanda e assim como no epilogo de cada uma de suas desventuras.
O filme é sobre o orgulho de um excluido,um marginal,uma personagem petulante e explosiva,mais proxima da real personalidade de Masina do que Gelsomina.Cabiria ja tinha aparecido em "Abismo de um Sonho" de forma breve mas forte,mostrando a capacidade de Masina.
Quando filmava "A Trapaça" Fellini conheceu e acolheu no set(por solidariedade) uma puta chamada Wanda e ouviu e aprendeu um pouco mais de sua vida.Apesar disso o polemico e inteligentissimo Pasolini foi contratado pra consultas no roteiro devido seu conhecimanto sobre o caso.O nome Cabiria vem do pre-"O Nascimento  de uma Nação" filme de 1914 "Cabiria",considerado o verdadeiro marco inicial da narrativa cinematografica.
A veracidade do local onde elas fazem ponto por exemplo é tão incrivel(quem conhece sabe) que acho que a contribuição de Pasolini esta aí.Na descrição do modo como elas se relacionam no ambiente de trabalho.Um estranho ecossistema com a camera de Fellini rodopiando entre putas de diferentes personalidades num louco senso de espetaculo circense.

A principal busca de Cabiria é pelo amor,e o amor verdadeiro pra uma puta ,ainda mais pra uma puta como ela(a mais reles) é dificil de achar.Com um pessimismo agoniante cada uma de suas possiveis esperanças de amor são frustradas,mesmo que ela sempre erga a cabeça depois de tudo,todos nós a conhecemos suficiente pra compreender que o orgulho esconde o desespero.Como na sua tour noturna com o ator Alberto Lazzari(Amadeo Nazzari em uma auto-referencia,dada a estrela do cinema italiano que ele realmente era),que mesmo sendo entremeada de exoticas danças fellinianas(com o seu persistente encanto com o mambo dançante) e faiscas de esperança,acaba com Cabiria na mesma posição de um cachorro,E quando surge o close seguido da trilha-arranca lagrimas,ja estamos tão proximos da personagem que nada mais é obvio.

O desapontamento de Fellini com a igreja é exposto aqui de forma agressiva e ironica.Como no deslumbre de Cabiria com uma procissão sendo interrompido por um rude caminhoneiro exigindo seus serviços.O mesmo caminhoneiro que a joga no meio do nada.É no meio desse nada que ela encontra um homem que cuida dos mendigos que moram nas cavernas.Nas cavernas conhecemos a historia da decadencia de Bomba,mostrando que todos que vivem a margem andam na corda-bamba.E por mais que essa cena seja a mais honesta,a mais denunciativa,a que mais motra o sofrimento de um povo desconhecido atras da mascara de uma sociedade em reconstrução capitalista....foi essa a cena que a Igreja baniu.Totalmente justificavel o odio de Fellini contra a hipocrisia da Igreja.

A constante humilhação de Cabiria vem de atitudes inocentes como a cena do hipnotismo.Nós como espectadores chegamos ao ponto de não querermos mais essa humilhação,a simbiose personagem-espectador é tanta que a possivel e quase óbvia aparição de um possivel verdadeiro amor é digna de nossa torcida.Mas quando percebemos que o mal pode persistir,gritar pra Cabiria não adianta.Choramos e mandamos a vida a merda enquanto ela se debate no chão.
Porem Fellini,com jovens,musica,sorrisos,cumprimentos e alegria,cerca Cabiria de anjos para a ambiguidade final da possivel epifania esperançosa nas lagrimas da prostituta sem-teto.........ou um destino igual ao da Bomba das cavernas.

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