segunda-feira, 3 de setembro de 2012

"Clube da Luta" (1999) - David Fincher



O livro "Clube da Luta" de Chuck Palahniuk usa de um fluxo de consciência fragmentário e esquizofrênico em sua narrativa,o discurso de um anônimo em 1º pessoa.David Fincher ao adaptá-lo em filme procurou usar o máximo da capacidade de sua linguagem cinematográfica para atingir o mesmo alcance.No ano de 1999 o filme apareceu em meio à grandes exaltações e polêmicas.Antes mesmo de eu ter lido o livro,o que vim fazer posteriormente quando revi o filme do qual sempre fui fã,me lembro de alguém ter entrado atirando em varios numa  sala de cinema do Brasil durante sua exibição.
Era Edward Norton vindo de performances profundíssimas como em "As Duas Faces de Um Crime"(1996),dos maiores debuts de um ator,e "A Outra História Americana"(1998),uma das melhores da história.
Era Brad Pitt como nunca antes visto,mais sujo e alucinado do que em "Kalifórnia"(1993) e "Os Doze Macacos"(1995).
Mesmo que os créditos do enredo tão original sejam obviamente do autor do romance,"Clube da Luta" já figurava como um dos  inovadores entre tantos do mesmo ano como "Três Reis" de David O. Russell ou "Quero ser John Malkovich" do Spike Jonze.
O que diferenciava Fincher era a criação de atmosfera sombria,uma marca autoral.Nessa época Fincher ainda apresentava um estilo mais saliente.Toda a horripilante soturnidade de "Seven"(1995),aquele aspecto neo-noir em um ambiente carregado pela doença,pela perversidade,pela violência e pelo desconforto.O clima paranoico de "Vidas em Jogo"(1997),a tensão de "O Quarto do Pânico"(2002) ou "Zodíaco"(2007),onde a sua visão até salva o que podia ser pretensão estilística de um ex-diretor de videoclips.

É em "Clube da Luta" que esse estilo consegue um amalgama máximo de desespero.Com a vantagem de levantar questões existenciais pertinentes ainda que apresentadas de forma muito inverossímel,o filme é a mesma presença da peste,do insano,do sonoro,do opaco,do existencialismo esquizofrênico.Uma viagem da mente ao fundo do poço,o conjunto final não procura realismo,mas o delírio do personagem de Norton.Com os créditos iniciais surgindo entre neurônios,folículos capilares,vindo pelo nariz e terminando no cano da arma que Tyler Durden(Brad Pitt) está enfiando na boca de Norton.
Norton é um sujeito insone,infeliz com o trabalho,com a artificialização das grandes companhias,e ao mesmo tempo uma pessoa sugada pelo consumismo desenfreado,um materialismo fútil de mesas de ying-yang e uma série de produtos de catálogos.Norton representa uma geração,a mente de sonâmbulos distribuídos nas grandes metrópoles.Sem perspectiva,ele começa a ficar viciado em grupos de ajuda de pessoas com câncer ou doenças terminais onde aparece como um impostor se confortando no sofrimento alheio.O fundo do poço da carência humana surge na fraqueza de Norton até que ele conhece Marla,outra impostora,que o perturba simplesmente por ser uma pessoa...como ele.É quando encontra Tyler Durden,um fabricante de sabão, e depois que seu apartamento explode com todas as suas posses materiais,começa a morar numa casa abandonada e cheia de infiltrações,revistas velhas e sucata,com o seu misterioso amigo,com quem começa um clube da luta clandestino que aos poucos vai se tornando um grupo de terroristas-anarquistas.

A angustiante solidão do homem feminilizado,acomodado,na impossibilidade de um relacionamento,encontrando no conforto no meio das gigantes mamas de homens com câncer de tetísculo o seu próprio sono.A homo-erotização de seu segundo eu ,a perturbação que Marla causa à Norton...tudo desencadeia uma descida ao poço aonde a busca pela satisfação hormonal na violência ,onde bater e apanhar geram iguais euforias - um nirvana de desapego ao materialismo opressor - acaba criando um  niilismo e uma coletividade que descambam para o caos em âmbito social.Proveniente dessa insatisfação,esse segundo eu acaba sendo aqueles que criamos constantemente para fazer o que não faríamos normalmente, o mais livre que existe em nosso interior
.
"Clube da Luta" ainda é o melhor do Fincher que se perdeu, é o detalhismo não sendo poupado na edição perfeccionista e sincopada,longe,graças a Deus,de qualquer aspecto MTV.É o uso do digital na virada do milênio à favor da visão original do diretor;efeitos especiais que fogem da superfluidade ou do exagero,mas que ressaltam o caráter alucinatório da trama,assim como toda a negatividade do pensamento do narrador e a destruição que vai tomando os personagens do filme.É a intertextualidade constante,os arroubos de subterfúgios narrativos, a trilha pulsante e fria dos Dust Brothers,o barulho dos socos secos nos ossos do crânio, o maxilar destruído por um tiro,"Where's My Mind" dos Pixies,voice-over condizente com o noir que o filme lembra em seu fatalismo psicológico,perverso e perturbado da enxaqueca da sociedade de merda sem futuro,o inferno mental que até agora não retornou ao cinema de Fincher,que desde então foi se tornando cada vez menos sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário